Wanhua inaugura nova fábrica de Metanol à base de carvão
A empresa privada chinesa Wanhua Chemical inaugurou recentemente uma nova fábrica de metanol à base de carvão em Yantai, na província de Shandong.
A nova unidade tem capacidade nominal de 600 mil t/ano e pode produzir até 670 mil t/ano de metanol.
A Wanhua encerrou a produção em sua antiga unidade de metanol baseada em carvão com capacidade de 200 mil t/ano no mesmo local.
A nova unidade pode não ter muito impacto no mercado de metanol, já que a companhia planeja manter as taxas de operação baixas na fase inicial, principalmente para seu consumo cativo por suas unidades de metileno difenil diisocianato (MDI), metacrilato de metila e éter metil terc-butílico totalizando 200 mil t/ano de demanda de Metanol.
As margens fracas são outra preocupação da Wanhua em produzir mais metanol.
A Wanhua pretende vender cargas de navios para o leste da China a longo prazo. A empresa possui a planta de desidrogenação de propano (PDH) de maior capacidade da China em Yantai, na província de Shandong. A unidade PDH tem 750 mil t/ano de capacidade de propileno e unidades de derivados totalmente integradas. Wanhua também é o maior fabricante mundial de MDI.
A empresa também deve iniciar sua unidade de craqueamento com alimentação de propano de 1 milhão de t/ano no início de novembro.