Mercado

Volumes importados de Enxofre e Ácido Fosfórico sobem enquanto de Soda Cáustica reduz

O Enxofre, Ácido Fosfórico e Soda Cáustica desempenham papéis fundamentais na indústria brasileira, sendo componentes-chave em diversos processos industriais. O Enxofre é crucial na produção de fertilizantes, assim como o Ácido Fosfórico. A Soda Cáustica é amplamente utilizada na fabricação de papel, detergentes e produtos químicos e diversos outros mercados.

Apesar de ainda a patamares baixos, o ano de 2023 mostrou uma recuperação das importações quando comparado a 2022. Para o enxofre, o volume importado foi 24% maior que o registrado em 2023, com preço médio 21% mais baixo.

 Já o Ácido Fosfórico teve importação 117% superior em relação a 2022, impulsionada também pelo mercado de fertilizantes. Os preços registraram desaceleração, refletindo os reajustes do mercado internacional. A média desse insumo em 2023 foi 40,5% menor que o registrado em 2022.

Em contrapartida, a Soda Cáustica mostrou redução nos volumes importados, principalmente devido à desaceleração dos setores consumidores, como o mercado de celulose, que teve uma queda na produção mais significativa no primeiro semestre. Comparando o acumulado de 2023 com o de 2022, a importação reduziu 13%, com preço médio 20,8% abaixo registrado no ano anterior.

Autoral GlobalKem | 11 de janeiro de 2024

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar