Mercado

Versalis reduz a produção de ABS devido a força maior no fornecimento de acrilonitrila

Versalis, a subsidiária de produtos químicos da Eni (Roma, Itália), reduziu a produção em sua planta de acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) de 65.000 toneladas métricas / ano em Mantova, Itália, para 50% até pelo menos fevereiro de 2021 devido a um dos seus fornecedores ter declarado força maior, com aviso da empresa aos seus clientes em 18 de dezembro.

“Nosso principal fornecedor de acrilonitrila declarou força maior. Com base na alocação e nas previsões que recebemos, a menor disponibilidade dessa matéria-prima reduzirá nossa produção de ABS em cerca de 50%, pelo menos nos próximos dois meses de janeiro e fevereiro de 2021,” Versalis disse.

A empresa explicou ainda que pode não ser capaz de cumprir seus acordos contratuais até o final do primeiro trimestre de 2021. “Devido a esse evento, somos forçados a afirmar que a Versalis SpA não será capaz de cumprir seus compromissos e manter os nível padrão de fornecimento para sua empresa, a título indicativo, até o final do primeiro trimestre de 2021 “, disse a Versalis a seus clientes.

A Versalis acrescentou que comprará ABS de fontes alternativas para reabastecer seus estoques de ABS. “Garantimos que tomamos todas as medidas necessárias para minimizar as consequências danosas deste evento, tais como, buscar fontes alternativas de acrilonitrila”, disse Versalis.

A redução operacional na Versalis pode exacerbar o apertado mercado de ABS na Europa, disse Philipp Deitmerg, diretor de engenharia de polímeros da IHS Markit. A forte demanda contínua associada a baixas importações, aumento das exportações e aumento dos custos das matérias-primas levaram a uma alta dos preços na Europa no último trimestre de 2020, de acordo com Deitmerg. “Além da forte demanda de segmentos como eletrodomésticos, brinquedos e bens de consumo, o mercado automotivo também teve um desempenho muito melhor com uma demanda observada pela última vez em 2018, apertando ainda mais o mercado de ABS”, disse Deitmerg.

A redução do ABS na Versalis pode desacelerar a demanda por estireno, disse Tobias Spyra, diretor de matérias-primas de estirênicos e poliuretano da IHS Markit. “Embora o ABS seja um derivado menor do estireno na Europa, o consumo de estireno nesta cadeia se deteriorará por algum tempo”, disse Spyra. “O ABS teve um forte desempenho na Europa este ano até agora, levando ao aumento da demanda por estireno, enquanto a maioria dos outros derivados estavam lutando em meio ao COVID-19 e seu severo impacto.”

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar