Mercado

Vendas no varejo voltam à estabilidade em outubro, com variação de -0,3%

As vendas no comércio varejista no país variaram -0,3% na passagem de setembro para outubro, após crescer 0,5% no mês anterior. O setor acumula alta de 1,6% no ano e de 1,5% em 12 meses. Nesse cenário, o varejo opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do maior nível da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), atingido em outubro do mesmo ano.

Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, as variações próximas a zero mostram um retorno ao comportamento anterior a 2020. Mas, num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses.

Analisando as atividades, dentre as com resultados negativos estão Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%). Já no campo positivo, ficaram Livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).

A análise das vendas no varejo funciona como bom indicativo para avaliar a demanda por outros setores como polímeros, metalurgia, papel e celulose, fertilizantes, químicos, dentre outros bens de consumo que, por sua vez, estimulam a demanda por produtos químicos, tais como PVC, PE, PP, Cal e Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 04 de janeiro de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar