Mercado

Venda de cimento atingiu 30,3 milhões de toneladas no 1º semestre

As vendas de cimento somaram 30,3 milhões de toneladas de janeiro a junho, o que significa queda de 1,8% nos seis primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). A previsão anual de crescimento para o setor gira em torno de 0% até 1%, refletindo a manutenção de cautela do segmento.

Quanto ao mês de junho, as vendas de cimento atingiram 5,3 milhões de toneladas – alta de 1,3% se comparadas ao mesmo mês do ano anterior. Ao analisar o despacho por dia útil, 2,284 mil toneladas foram comercializadas em junho, aumento de 1,4% ante o mesmo mês de 2022.

Segundo o SNIC, a persistência de uma taxa básica de juros em patamares altos continua dificultando o acesso ao crédito. Além disso, outros fatores, como o elevado nível de endividamento das famílias, a fraca demanda imobiliária, o baixo nível dos estoques de obras e menor quantidade de lançamentos seguem prejudicando o setor.

Quanto aos custos do setor de cimento, o preço de maio para o coque de petróleo diminuiu. O produto registrou fortes altas nos últimos anos em função do conflito entre Rússia e Ucrânia, bem como a pandemia.

Apesar da queda nos custos com o coque, o setor foi impactado por alta de 38% nos gastos com a energia elétrica no período acumulado de janeiro até junho ante o mesmo intervalo do ano passado. Os dispêndios com o frete rodoviário também aumentaram 35% na mesma faixa de comparação.

A construção civil é um importante consumidor de cal, que é amplamente utilizado na indústria para diversas finalidades, como argamassas, rebocos, concretos e acabamentos. A demanda por cimento na construção civil está diretamente relacionada à necessidade de cal para as diferentes etapas das obras. Portanto, qualquer variação significativa na demanda por cimento pode impactar o mercado da cal, influenciando os preços e a disponibilidade desse insumo essencial para o setor da construção.

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar