Mercado

Vale anuncia plano de expansão na produção até 2030

A Vale anunciou os planos da companhia para expandir ainda mais sua produção de briquetes, buscando estabelecer oito novas fábricas em diferentes regiões estratégicas. Com duas instalações já operacionais no complexo de Tubarão, em Vitória–ES, a Vale agora pretende explorar parcerias com clientes para implementar essas novas unidades, com foco em áreas que apresentem competitividade em gás natural ou no mercado.

Briquetes são blocos de materiais energéticos, normalmente de resíduos de madeira compactados, servindo como combustível em diversos processos industriais – boa alternativa ao gás natural. É boa fonte de calor com reduzida quantidade de fumaça, além de considerado sustentável.

As localizações escolhidas para as novas fábricas foram o Oriente Médio, o Golfo do México e o Brasil, sendo este último contemplando um cliente específico. A escolha dessas regiões está diretamente ligada à competitividade do gás natural e ao potencial de mercado existente.

A segunda unidade – da Vale e do mundo – será inaugurada no início de 2024, e juntas, essas fábricas deverão produzir impressionantes 2,5 milhões de toneladas anualmente. Além disso, o presidente da empresa afirmou que toda a produção já está contratada, evidenciando a forte demanda por esse insumo no mercado.

Mesmo com foco inicial em atender contratos, a companhia está injetando combustível no mercado, contribuindo para a redução dos custos energéticos. Adicionalmente, haverá maior diversidade e sustentabilidade no setor energético global.

Adaptado GlobalKem | 13 de dezembro de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar