Mercado

União Europeia adia para dezembro teto para preço do gás

Qualquer acordo sobre a proposta da Comissão Europeia de limitar o preço do gás importado será adiado até meados de dezembro, disse Jozef Sikela, ministro tcheco da indústria e comércio e presidente da comissão extraordinária reunião dos ministros da energia da UE.

Os ministros de energia dos estados-membros da União Europeia (UE) se reunirão novamente para buscar um terreno comum sobre os projetos de medidas atualmente controversos, disse ele.

O pacote de medidas acordado inclui novas regras para compras conjuntas de gás, solidariedade em caso de rupturas no fornecimento de gás e aceleração na autorização de novos projetos de energia renovável.

Essas medidas, destinadas a diminuir a dependência energética da UE e proteger famílias e empresas vulneráveis dos efeitos dos preços altíssimos da energia, foram propostas em meados de outubro pela Comissão, o braço executivo da UE.

Ao agrupar a maior parte da demanda de gás da UE em um esquema de compra conjunta de gás, os estados-membros esperam conseguir melhores preços para o gás importado. A Rússia já anunciou que não aceitará qualquer limite.

Fonte
Monitor Mercantil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar