Mercado

Trabalhadores da produtora de gás Chevron anunciam greve na Austrália

A Chevron está prestes a enfrentar uma greve trabalhista na Austrália que poderá abalar significativamente o fornecimento mundial de Gás Natural Liquefeito (GNL). A partir do dia 7 de setembro, as instalações da empresa localizadas nas regiões de Gorgon e Wheatstone entrarão em período de paralisação, com busca por melhorias salariais e condições de serviços.

Sozinha, a unidade de Gorgon tem produção superior a 15 milhões de toneladas, sendo um dos maiores projetos de GNL do mundo. A paralisação pode trazer impactos globais consideráveis, afetando diretamente os estoques de gás natural e energia e, indiretamente, os preços de diversos outros produtos dependentes de eletricidade para fabricação.

A Chevron já expressou que possui determinação em resolver as questões trabalhistas e também anunciou que fará esforços para não cerrar as produções.

A Austrália é um dos principais produtores de GNL do mundo. A interrupção das operações da Chevron pode trazer impactos consideráveis, especialmente à Europa. Embora os estoques europeus de GNL estejam em momento confortável, o risco de um inverno rigoroso causado pelo El Niño é bastante relevante e, caso se concretize, impactos no abastecimento de gás natural podem ser bastante preocupantes, ainda mais em um cenário onde os preços do GNL já estão aumentando.

Adaptado GlobalKem | 31 de agosto de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar