Mercado

Tecnologia da Univation de PE selecionada para projeto adiado de petroquímicos da Duqm

A Duqm Refinery & Petrochemical Industries Co. LLC (DRPIC), fechou um contrato com a Univation Technologies LLC para licenciar tecnologia para uma nova unidade de polietileno (PE) na parte petroquímica do complexo de refino integrado de 230.000 b/d da DRPIC em construção na Zona Econômica Especial de Duqm (SEZAD) em Duqm, na costa sudeste do Omã ao longo do Mar da Arábia, cerca de 600 km ao sul de Mascate.

Como parte do contrato, a Univation Technologies licenciará seu processo proprietário UNIPOL PE e tecnologia de catalisador de PE de alta densidade (HDPE) associada para uma linha de 480.000 toneladas/ano com a flexibilidade de alternar entre a produção de resinas HDPE unimodal de alto desempenho e PE linear de baixa densidade (LLDPE), disse o provedor de serviços.

As capacidades flexíveis de produção da linha de processo UNIPOL PE vêm como um componente-chave da DRPIC, realizando seu objetivo de se tornar um jogador importante na região, atendendo à crescente demanda dos clientes por produtos PE nos mercados doméstico e internacional, disse o Dr. Salim Al Huthaili , CEO da DRPIC.

A Univation Technologies não divulgou um valor do contrato nem um prazo para seu trabalho no projeto.

Este último contrato segue a recente concessão da DRPIC à Lummus Technology LLC para fornecer tecnologia de licenciamento proprietária e o pacote de design de processo para a unidade de etileno de 1,6 milhão de toneladas/ano do complexo, unidades de extração de Líquidos de Gás Natural (NGL), uma unidade de extração de butadieno e uma unidade de separação combinada de éter metil terc-butílico (MTBE)-1-buteno.

Projetada principalmente para produzir e recuperar nafta, combustível de aviação, diesel e GLP, a refinaria Duqm incluirá unidades para hidrocraqueamento, hidrotratamento, coqueificação retardada, recuperação de enxofre, geração de hidrogênio e tratamento Merox.

Em 25 de setembro de 2020, o projeto de refinaria de quase US$ 6 bilhões estava 70,5% concluído, disse a DRPIC.

A DRPIC disse mais recentemente que espera lançar testes preliminares na refinaria até o final do ano de 2021. Detalhes específicos sobre o comissionamento do desenvolvimento petroquímico de segundo estágio do projeto ainda não foram revelados.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar