Mercado

Taxa Selic recebe novo corte de 0,5%

O Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) reduziu a taxa Selic em 0,5 pontos percentuais (p.p.) para 12,75% após a reunião realizada em 20 de setembro. Essa medida está alinhada com as projeções do mercado. De acordo com o último Boletim Focus, a previsão é que 2023 encerre com a Selic em 11,75%, o que sugere mais dois cortes de 0,5 p.p. antes do final do ano.

Essa redução da taxa Selic tem o efeito de tornar os custos de financiamento e empréstimos mais baixos, resultando em crédito mais acessível para empresas e a população. As empresas estão direcionando mais seus investimentos para ativos reais, como maquinaria, em vez de ativos financeiros, como ações, impulsionando a economia brasileira.

Por outro lado, essa tendência pode levar à desvalorização do Real em relação ao Dólar, pois os investidores estrangeiros podem ficar menos atraídos. Um Real mais fraco torna as exportações mais competitivas, mas também encarece as importações.

As previsões do Boletim Focus para mais cortes na Selic até o final de 2023 podem afetar as taxas de juros de títulos de longo prazo, à medida que os investidores antecipam taxas Selic mais baixas no futuro. Mesmo que sejam especulações, essas projeções já estão causando impacto no mercado.

À medida que os empréstimos se tornam mais acessíveis e os consumidores têm mais disposição para gastar, setores como a construção civil e a infraestrutura podem se destacar, devido à maior demanda e mais fundos disponíveis para materiais e mão de obra. Outro setor que se beneficia dessa situação é o de bens de consumo, incluindo automóveis, eletrodomésticos e embalagens.

Autoral GlobalKem | 21 de setembro de 2023

Fonte
Banco Central do Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar