Taxa básica de juros aumenta para 14,25% após nova decisão de alta pelo COPOM

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na última quarta-feira (19) elevar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, alcançando 14,25% ao ano. A decisão, unânime entre os membros do comitê, representa a terceira alta consecutiva dessa magnitude.
Com esse aumento, a Selic retorna ao patamar registrado entre julho de 2015 e outubro de 2016, período marcado por uma forte crise econômica e política no país. Caso novas elevações sejam implementadas, a taxa poderá atingir seu nível mais alto em quase duas décadas.
O Copom justificou a decisão apontando a persistência de expectativas de inflação desancoradas, projeções inflacionárias elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Diante desse cenário, o Banco Central reforçou a necessidade de manter uma política monetária contracionista.
No comunicado oficial, o Comitê sinalizou que, caso o cenário esperado se confirme, um ajuste de menor magnitude pode ocorrer na próxima reunião. No entanto, destacou que a trajetória da taxa de juros dependerá da evolução da inflação, especialmente nos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, além do equilíbrio de riscos e expectativas do mercado.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou a decisão, argumentando que a nova alta da Selic pode prejudicar o crescimento econômico sem trazer benefícios significativos ao controle da inflação. A entidade aponta que o atual patamar de juros já tem um impacto significativo na economia, com desaceleração mais acentuada do que o previsto por analistas.
Além disso, a CNI destaca fatores como a queda nos preços internacionais do petróleo e a valorização do real, que poderiam contribuir para a contenção da inflação sem necessidade de um aperto monetário tão intenso.
O aumento da taxa básica de juros poderá retrair ainda mais os investimentos empresariais, principalmente voltados para o segmento da construção, podendo afetar o comportamento dos preços de itens básicos para o setor, como a Cal.
Adaptado GlobalKem | 20 de março de 2025