Mercado

Sibur, maior petroquímica Russa, expande a capacidade da fábrica ZapSibNefteKhim

Sibur, a maior empresa petroquímica da Rússia, aumentou sua planta ZapSibNefteKhim no oeste da Sibéria para a capacidade total, sinalizando uma mudança no fornecimento de GLP da Europa à medida que mais produtos são vendidos para a Ásia, disse a empresa.

A Sibur assinou um acordo em junho para vender até 1 milhão de toneladas de polietileno por ano para a chinesa Sinopec da ZapSibNefteKhim, que usa GLP como matéria-prima. A empresa russa, uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, vem reduzindo gradativamente as exportações de GLP para a Europa à medida que aumenta a capacidade da ZapSibNefteKhim.

Além de petróleo, gás natural e super-resfriado, a Rússia está aumentando as vendas de produtos petroquímicos para a China à medida que se afasta dos mercados ocidentais em meio a tensões crescentes. A Sibur, empresa privada, disse que a ZapSibNefteKhim agora é capaz de entregar mais de 2,2 milhões de toneladas de produtos petroquímicos por ano, principalmente polietileno e polipropileno.

Em uma reunião televisionada na fábrica em Tobolsk, o presidente russo Vladimir Putin disse que a demanda global por produtos petroquímicos aumentaria quase 4% ao ano, em comparação com apenas 1% para petróleo nos próximos cinco anos. Ele prometeu ajuda estatal para a indústria.

Sergey Komyshan, diretor executivo de marketing e vendas da Sibur, disse a repórteres que a ZapSibNefteKhim estava exportando cerca de 75% de sua produção total de petroquímicos para a China e Europa, deixando os 25% restantes para seu mercado doméstico.

No total, Sibur planeja exportar até 1,5 milhão de toneladas de produtos petroquímicos da planta por ano até 2025, no valor de até 100 bilhões de rublos (US $ 1,3 bilhão), disse a empresa. Com o tempo, a Sibur também planeja aumentar o fornecimento de polietileno e polipropileno ao mercado russo, disse Komyshan.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar