Segundo Abiquim, o consumo de produtos subiu 9,8% em outubro
Segundo o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim divulgado dia 26 de dezembro, o consumo de produtos químicos pela indústria aumentou 9,8% em outubro na comparação com outubro de 2022. Por outro lado, as empresas brasileiras registraram 4,4% de redução nas suas vendas internas.
Com os altos volumes de produtos químicos importados no Brasil, a produção da indústria química brasileira diminuiu 5,6% em outubro e a utilização da capacidade produtiva foi de 66% (-5 pontos percentuais quando comparado ao mesmo período do último ano).
Quanto aos preços, houve inflação de 4,92% nos produtos químicos industriais, sendo o segundo mês seguido de alta, sendo um reflexo do mercado internacional.
Já o Consumo Aparente Nacional (CAN) mostrou aumento de 11,2% ao passo que as importações avançaram 19,9% ao comparar com o mesmo mês de 2022. A produção, entretanto, caiu 3,12% e as vendas internas, 4,42%.
Em termos de acumulado, entre janeiro e outubro, todos os índices da Abiquim mostraram retração exceto Importações (+3,9%) na comparação anual. O CAN caiu 2,8%, a produção reduziu 10,1%, vendas internas diminuíram 9,43% e exportações retraíram 13%. De acordo com a Abiquim, o resultado pode ser atrelado à baixa competitividade dos produtos nacionais.
Adaptado GlobalKem | 26 de dezembro de 2023