Mercado

Relatório sobre manufatura dos EUA sinaliza recuperação, com atenção à greve do setor automobilístico

Os resultados sobre o setor de manufatura dos EUA, divulgados no dia 02, foram semelhantes aos últimos, obedecendo a tendência de aumento depois de um período de declínio. Com o PMI de 49%, pode-se assumir que o setor está se recuperando dos abalos que sofreu nos últimos meses.

No entanto, a greve do sindicato americano dos trabalhadores da indústria automobilística (UAW), que já está em sua terceira semana de atividades, pode ser trazer riscos aos resultados da manufatura, caso a UAW paralise as montadoras – o que só acontecerá caso as montadoras continuem se recusando a negociar os termos exigidos.

Os Estados Unidos possuem o setor de equipamentos de transporte como a terceira maior indústria de manufatura, representando 13,9% do PIB do setor. Nos piores casos de greve, a manufatura dos equipamentos envolvidos pode ser prejudicada.

Diversos outros subíndices apresentaram movimentos positivos, inclusive com expansão na produção e nos empregos – boas notícias frente o momento de fraca demanda por produtos deste setor. Os preços gerais de produtos manufaturados apresentaram certa diminuição, mas com ponto de atenção nos preços do petróleo.

Em resumo, o relatório indicou sinais de melhora na indústria de manufatura dos EUA, mas a greve em andamento é uma preocupação, embora seu impacto deva ser limitado. O setor parece estar aguardando o crescimento, desde que os problemas trabalhistas da indústria automobilística não atrapalhem esse processo.

Adaptado GlobalKem | 03 de outubro de 2023

Fonte
ISM
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar