Mercado

Produção siderúrgica brasileira retoma os patamares de novembro

O Instituto Aço Brasil divulgou, no dia 23 de fevereiro, os dados da produção siderúrgica brasileira referente a janeiro de 2023. A produção de Aço Bruto neste último mês foi de 2.727 mil toneladas, aumento de 8% em relação a dezembro e 0,4% quanto ao último mês de janeiro. Com isso, a baixa sazonalidade do Aço que acontece durante o mês de dezembro se encerra, com a produção se aproximando à de novembro (2.736 mil ton). A produção se deu utilizando 64,2% da capacidade instalada no país.

Quanto às vendas internas, de 1.604 mil ton, marcam avanço de 14% quando comparadas ao último mês e 1,5% quanto ao ano passado, repetindo o resultado visto em novembro de 23. As exportações atingiram o volume de 967 mil toneladas, 14% a mais que em dezembro e 1,8% a mais que no último ano. Por sua vez, as importações registraram quedas de 2,9% na comparação anual e 28% na comparação mensal.

O consumo aparente brasileiro fora de 1.947 mil toneladas, resultado semelhante aos obtidos em dezembro, novembro e janeiro de 2023.

A demanda por produtos siderúrgicos, além de refletir a demanda da construção civil, também traz impactos na cadeira de produtos químicos, sendo uma grande fonte de demanda por diversos insumos como Ácido Sulfúrico e Soda Cáustica.

Autoral GlobalKem | 23 de fevereiro de 2024

Fonte
Instituto Aço Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar