Mercado

Produção industrial do Brasil retrai 0,3% em dezembro

A produção industrial brasileira registrou retração de 0,3% em dezembro de 2024, quando comparado ao mês anterior, seguindo para o terceiro mês consecutivo de resultados negativos. Ainda segundo os dados divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (05), o volume de produção ainda se manteve 15,6% abaixo do nível recorde alcançado em 2011.

André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), informou que 3 das 4 grandes categorias econômicas registraram variações negativas em dezembro, além de 15 dos 25 setores industriais pesquisados. As principais influências negativas vieram do grupo de máquinas e equipamentos (-3,0%) e produtos de borracha e de material plástico (-2,5%). Em contrapartida, dentre as 8 atividades industriais que avançaram no período, as indústrias extrativas e o setor de bebidas foram as que mais apresentaram crescimento.

As principais influências positivas no total da indústria foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (12,5%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (14,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (12,2%), produtos alimentícios (1,5%) e produtos químicos (3,3%).

Apesar do resultado positivo em 2024, com alta de 3,1% sobre 2023, o último trimestre registrou uma desaceleração, com queda acumulada de 1,2%. As retrações em outubro (-0,2%), novembro (-0,7%) e dezembro (-0,3%) não ocorriam desde fevereiro-abril de 2021 (-5,3%). Segundo Macedo, a perda de dinamismo da indústria reflete a queda na confiança de famílias e empresários, influenciada pelo aperto monetário, a depreciação cambial e a alta da inflação, especialmente de alimentos.

Adaptado GlobalKem | 07 de fevereiro de 2025

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar