Mercado

Produção industrial brasileira avança em abril, mas sem grandes variações nos estoques

De acordo com dados da Sondagem Industrial divulgados na última quinta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção industrial brasileira voltou a apresentar evolução em abril, com o índice registrando 51,2 pontos no período. Ainda segundo a fonte, o cenário de alta na passagem de março para abril não é algo recorrente para o período, tendo em vista que o índice de evolução da produção costuma ficar abaixo dos 50 pontos em abril.

O resultado foi atribuído ao crescimento da produção das grandes empresas e à estabilidade das médias apresentadas. O índice de evolução para grandes empresas ficou em 53,5 pontos, enquanto o índice relativo às médias ficou em 50,1 ponto. Para pequenas empresas, o índice mostrou contração na produção, ao ficar em 47,6.

Em relação a Utilização da Capacidade Instalada, a sondagem atingiu 70% em abril de 2024, proporcionando uma posição de 3% acima da média dos meses de abril da série, o que indica um nível de utilização em um patamar superior ao usual para o período.

Para os estoques, mesmo com a evolução da produção, o nível fechou em 50 pontos em abril, mesmo patamar do índice de estoque efetivo em relação ao planejado. Sendo assim, o indicador sinaliza que os estoques permanecem ajustados de acordo com o planejado pelos empresários industriais, mantendo a sequência de cinco meses sem excessos.

Adaptado GlobalKem | 28 de maio de 2024

Fonte
CNI
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar