Produção e emprego na indústria crescem em agosto, registrando segundo mês consecutivo de alta
Segundo a última Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção e o número de empregados na indústria aceleraram em agosto, somando o segundo mês consecutivo de desempenho positivo dos índices.
Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução do número de empregados no setor industrial aumentou para 50,7 pontos, enquanto o índice de evolução da produção atingiu 52,2 pontos. Tendo e vista que ambos apresentaram manutenções acima do patamar de 50 pontos, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, afirma que o resultado reflete que a demanda segue forte para o segmento de bens industriais.
Apesar do resultados positivo, o levantamento informou que as médias das grandes empresas foram as responsáveis pela aceleração do crescimento da produção e do emprego, uma vez que, para as pequenas empresas, o desempenho foi negativo em ambos os indicadores.
Outro indicador avaliado pela Sondagem foi o nível de estoques, o qual apresentou retração no período, registrando 49,6 pontos. Apesar de estar abaixo do limiar de 50 pontos, a retração dos estoques indica um crescimento da procura por bens industriais.
Por fim, em relação a utilização da capacidade instalada, esta cresceu 1% entre julho e agosto, alcançando 72% no período. Dentre as regiões, o índice avançou no Sudeste, Norte e Nordeste, enquanto se manteve estável no Sul e retraiu no Centro-Oeste.
Adaptado GlobalKem | 19 de setembro de 2024