Mercado

Produção brasileira de cloro teve alta de 3,5% em 2023

Segundo dados consolidados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), a produção brasileira registrou avanço de 3,5% ante o ano de 2022, com produção de 1,050 milhão de toneladas. A Soda Cáustica – que tem produção paralela ao cloro – também avançou, alcançando 1,155 milhão de toneladas (3,9% a mais, no mesmo intervalo de comparação).

A Associação ainda aponta que o consumo de cloro para produção de outros químicos, em 2023, foi de 955 mil toneladas – valor 3,3% maior no comparativo com o ano de 2022. E, ainda no mesmo período comparativo, as vendas de soda tiveram aquecimento de 10,5%.

Apesar dos aumentos significativos na produção e nas vendas dos produtos comercializados pelo setor de cloro-álcalis, o nível de utilização da capacidade instalada ficou em torno de 73%, devido principalmente ao aumento da competição entre os produtos nacionais e aqueles importados.

Embora o cenário do setor químico esteja complexo, a Abiclor estima uma tendência de crescimento da demanda por produtos do setor, impulsionada pelas regulamentações de saneamento, as quais devem garantir água potável e tratamento e coleta de esgoto a altos níveis até 2033. Então, tal crescente deve impactar a demanda por Soda Cáustica, PVC, Cloro e outros produtos ou derivados, movimentando o mercado de químicos.

Adaptado GlobalKem | 25 de março de 2024

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar