Mercado

Preços do ácido sulfúrico caem devido a demanda mais baixa e a maior oferta

O ácido sulfúrico é um químico industrial de grande relevância na produção de fertilizantes fosfatados e no muito utilizado por diversos segmentos, como metalurgia, produtos químicos, segmento de papel e celulose e outros. 

No mercado internacional, o consumo de fertilizantes tem permanecido em patamares mais baixos, o que contribui para uma menor demanda do ácido sulfúrico.  Em relação ao mercado nacional, o cenário é semelhante. Além do período de maior produção no Brasil se concentrar a partir do 3º trimestre, as importações de fertilizantes nos últimos meses fizeram com que os estoques ficassem abastecidos. 

Em relação ao mercado de celulose, a produção tem aumentado nos últimos anos. Reflexo disso, os volumes exportados aumentaram de forma significativa em 2022, dado que o mercado internacional é o principal consumidor da produção brasileira. Em março, o volume de celulose exportado aumentou 17% em relação ao mês anterior. O principal destino é o mercado chinês, que voltou a consumir com a retomada das indústrias no país. 

Além disso, segundo análises do GlobalKem, o volume importado de ácido sulfúrico cresceu no último ano. Em 2022, a importação cresceu 61% em comparação com 2021, com volumes acima da média dos últimos anos. E nos primeiros meses de 2023, essa tendência têm permanecido. 

A produção nacional, que atende cerca de 92% do mercado brasileiro, seguiu operando de forma normal entre o final de 2022 e início desse ano, atendendo a demanda dos consumidores.   

Todos esses fatores contribuíram para preços mais baixos do ácido sulfúrico no mercado nacional no primeiro trimestre de 2023. 

Entretanto, caso ocorram paradas para manutenção (programadas e não programadas) ao longo do ano, como ocorreram em 2021 e 2022, e a oferta fique reduzida, o preço do ácido sulfúrico pode registrar aumento. 

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar