Mercado

Preços da Ureia Industrial reduzem devido a queda no custo de produção

A ureia é um composto químico amplamente utilizado na indústria como fertilizante, na composição de resinas para placas, agente redutor em processos de síntese química, ingrediente em formulações de produtos de limpeza e como um aditivo em muitas outras aplicações. O setor da construção civil é o principal direcionador de consumo da ureia industrial, com a utilização das resinas na composição de chapas MDP e MDF.

Em 2022, os altos preços do gás natural na Europa resultaram em aumentos significativos dos custos de produção da amônia, além de ter contribuído para que alguns produtores no mercado europeu reduzissem a sua capacidade produtiva.

Nos últimos meses, estão sendo registradas quedas no mercado internacional dos preços do gás natural, e por consequência da amônia, que é a principal matéria-prima da ureia, o que contribui para a redução dos preços que vêm sendo observados.

No mercado nacional, o volume importado em fevereiro apresentou queda de 48,6% em relação ao registrado em janeiro, enquanto os preços reduziram em média, 6% em relação ao mês anterior.

Os valores registrados no mercado brasileiro também sofreram redução. Em março, foi registrada queda de 10,5%, acumulando uma redução de 41% nos últimos seis meses.

Essas variações refletem principalmente o comportamento do mercado internacional, que tem apresentado custos de produção em patamares mais baixos, o que ocasiona em preços mais competitivos.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar