Mercado

Preços da Soda Cáustica voltam a reduzir após a queda no custo de produção

A indústria de soda cáustica desempenha um papel importante na economia brasileira, sendo uma das principais produtoras e fornecedoras de produtos químicos básicos para diversos setores. Entre os principais setores que utilizam a soda cáustica como matéria-prima estão a indústria de alimentos, energia, papel e celulose, siderurgia, mineração, petroquímica, entre outros.

Aproximadamente 60% de toda a soda caustica consumida no mercado brasileiro é proveniente de importação, portanto, é um produto dependente da dinâmica do mercado internacional. No ano de 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia impactou nos preços e disponibilidade do gás natural, que representa maior custo no processo de produção da soda cáustica. Os preços registrados nos Estados Unidos, que é a principal origem fornecedora deste produto para o Brasil, chegaram a aumentar 24% em relação aos preços praticados anteriormente ao conflito.

Após as intensivas movimentações geopolíticas, os preços do gás natural nos Estados Unidos e na Europa voltaram a reduzir, ocasionando menores preços de Soda e fazendo com que o mercado brasileiro de soda cáustica também apresentasse esta tendência. Outro fator que apoiou a queda foram os números positivos apresentados, nos últimos meses, pelo setor da construção civil no país norte americano. O que gerou um aumento na demanda por PVC, que por consequência impacta na oferta da soda cáustica, aumentando a disponibilidade deste produto no mercado.

No Brasil, as perspectivas de mercado para a soda cáustica são positivas. É esperado que os preços do gás natural continuem diminuindo, além disso, novas capacidades produtivas foram anunciadas pelas produtoras nacionais. A Unipar deve expandir a sua capacidade de produção da planta de Santo André – SP em 15%, que deve entrar em operação no segundo semestre de 2023. A unidade de Camaçari-BA terá capacidade produtiva de 20.000 (vinte mil) toneladas de soda cáustica por ano, e possui expectativa de operação no segundo semestre de 2024.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar