Mercado

Preços ao produtor alemão retraíram 0,8% frente a agosto de 2023

De acordo com dados divulgados na última sexta-feira (20) pelo departamento de estatística da Alemanha, os preços ao produtor avançaram 0,2% em agosto, ante julho, enquanto apresentaram retração de 0,8% na comparação anual. O resultado foi impulsionado pela diminuição dos preços da energia, enquanto os bens de equipamento, bens de consumo e bens intermediários registraram alta.

Em relação aos custos produtivos, estes desaceleraram na passagem de julho para agosto, impactando na queda de 4,6% nos preços da energia. Dentro desta classificação, a diminuição dos preços do gás natural e da eletricidade foram os índices mais representativos, com queda de 2,0% e 1,9%, respectivamente, no período comparativo.

Outro grupo que registrou retração dos preços aos produtores foi o dos produtos petrolíferos, os quais caíram 4,7% em agosto, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. E os preços do segmento de produtos químicos básicos, com queda de 1,1% em relação a agosto de 2023.

Em contrapartida, os preços dos bens intermediários ficaram 0,7% mais elevados em agosto de 2024. Na comparação anual, transformadores elétricos (+5,4%) e pedra natural, brita, areia, argila e caulim (+4,9%), foram os que apresentaram maior variação de alta.

Adaptado GlobalKem | 23 de setembro de 2024

Fonte
Destatis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar