Preços ao produtor na zona do euro caem 0,9% em abril de 2025 na comparação anual

Os preços ao produtor de produtos industriais na Alemanha registraram queda de 0,9% em abril de 2025, em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo o Departamento Federal de Estatística (Destatis). Frente a março de 2025, os preços também recuaram, com variação negativa de 0,6%.
A principal causa para a queda foi a redução dos preços da energia, que caíram 6,4% em relação a abril de 2024 e 2,9% na comparação com março. Destacaram-se as quedas nos preços do gás natural, que ficaram 6,2% mais baixos em relação ao ano anterior, e da eletricidade, com recuo de 7,5%. Os preços dos produtos petrolíferos caíram 10,4%, sendo que o óleo de aquecimento recuou 16,5% e os combustíveis, 9,5%.
Os bens de consumo duráveis apresentaram alta de 1,4% na comparação anual. Já os preços dos bens intermediários subiram levemente, com avanço de 0,3% em relação a abril de 2024 e 0,2% frente ao mês anterior. Em relação aos produtos químicos básicos, estes tiveram uma redução de 1,2% frente a abril de 2024.
Adaptado GlobalKem | 22 de maio de 2025