Mercado

Preços ao consumidor dos Estados Unidos variou 0,1% em novembro

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos (DOL) divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI) registrou uma variação de 0,1% em novembro em comparação com outubro, após ajustes sazonais.

Na análise anual, o CPI apresentou um aumento de 3,1% em novembro, em conformidade com as expectativas, seguindo o avanço de 3,2% no mês anterior. Já o núcleo do CPI, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, teve um aumento mensal de 0,3%, conforme previsto pelos analistas, superando o ganho de 0,2% registrado em outubro.

No comparativo anual, o núcleo do CPI apresentou um crescimento de 4,0% em novembro, em linha com as previsões, mantendo-se no patamar observado em outubro.

Os preços ao consumidor dos EUA implicam, além de elevação nos preços aos americanos, também na elevação dos preços praticados no mercado internacional. Países que importam produtos americanos – como o Brasil – podem sentir tais impactos. Além disso, sendo a maior potência mundial, pode esperar-se flutuações no preço do dólar e do mercado de ações. Além disso, pode impactar em volatilidades nos preços das commodities exportadas do Brasil.

Adaptado GlobalKem | 13 de dezembro de 2023

Fonte
DOL
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar