Mercado

Preço do polipropileno se mantém em níveis mais baixos com demanda e custo reduzidos

O polipropileno é um polímero termoplástico, derivado de petróleo, produzido a partir do propeno. Por ser uma resina versátil, possui variadas aplicações em setores industriais como: indústria automotiva, embalagens, construção, equipamentos médicos, entre outros.

Nos últimos meses, com as quedas vistas para o petróleo, o polipropileno apresentou redução nos seus custos de produção, contribuindo para as produtoras acumularem estoques, além disso, a demanda por parte dos principais setores consumidores permaneceu sem alterações significativas, o que contribuiu para a queda preços deste produto nos principais mercados. Porém, os preços de importação deste produto aumentaram em abril, devido ao aumento da taxação de algumas resinas, dentre elas o polipropileno.

No Brasil, a Braskem, maior produtora de polipropileno do país e responsável pela maior parte do produto consumido no mercado nacional, apresentou redução de 0,5% na sua produção de resinas na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2023, porém esse valor foi 10% maior na comparação com o 4° trimestre de 2022. Ao final do 1°trimestre a empresa anunciou investimentos em uma manutenção programada na unidade de Camaçari-BA, que deve causar paralisação da fábrica focada na produção de polipropileno e outras resinas plásticas. Durante este período, a oferta deste produto pode reduzir no mercado nacional, visto que esta unidade é responsável por cerca de 20% na produção nacional da resina

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar