Mercado

PMI chinês registra queda inesperada em dezembro

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) oficial do setor manufatureiro da China registrou uma queda inesperada, atingindo 49.0 em dezembro de 2023, em comparação com os 49.4 do mês anterior, ficando abaixo das estimativas de mercado de 49.5. Este é o terceiro mês consecutivo de contração na atividade fabril e o ritmo mais acentuado em seis meses, refletindo a dificuldade de recuperação diante da fragilidade no setor imobiliário, riscos deflacionários e crescentes ventos contrários globais.

As novas encomendas diminuíram pelo terceiro mês consecutivo, com a taxa de queda atingindo seu ponto mais baixo desde junho (48.7 contra 49.4 em novembro). As vendas no exterior recuaram pelo nono mês consecutivo (45.8 contra 46.3), enquanto a atividade de compras permaneceu fraca (49.0 contra 49.6). Além disso, o emprego teve sua décima queda mensal, registrando a taxa mais forte na sequência (47.1 contra 48.1).

No entanto, o crescimento da produção atingiu o menor patamar em cinco meses, apesar do tempo de entrega estável (em 50.3). No que diz respeito aos preços, a inflação dos custos de insumos aumentou após atingir seu nível mais baixo em cinco meses anteriormente (51.5 contra 50.7), enquanto os preços de saída caíram ainda mais (47.7 contra 48.2). Finalmente, o sentimento atingiu seu ponto mais alto desde fevereiro, oferecendo uma perspectiva otimista para o futuro.

Adaptado GlobalKem | 04 de janeiro de 2024

Fonte
NBS
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar