PMI brasileiro se mantém na zona de expansão pelo terceiro mês consecutivo
Devido a recuperação do crescimento de novas demandas, que impulsionaram o aumento na produção e na compra de insumos, o setor industrial brasileiro registrou o valor de 53,6 em março, mantendo-se na zona de expansão (acima de 50,0) desde janeiro de 2024, e apresentando a segunda melhor melhoria nas condições operacionais desde junho de 2022.
O principal contribuinte para o resultado foi a recuperação da demanda, que impactou as três grandes áreas do setor industrial, liderada pelos bens de capital. No entanto, por mais que o mercado doméstico tenha apresentado melhora, os desafios acerca de mercadorias internacionais permanecem.
A Ásia, a Europa e a América Latina foram citadas, pela fonte, como as principais fontes de fragilidade, reduzindo o volume de vendas para o exterior pelo vigésimo mês consecutivo, embora o ritmo de queda esteja mais reduzido desde fevereiro.
As aquisições planejadas e a inauguração de novas fábricas, juntamente ao lançamento de novos produtos e investimentos, encorajam as previsões otimistas para a produção nos próximos 12 meses. A melhora do setor industrial alinhada a uma expectativa positiva em relação a novas movimentações de mercado, deve impactar a demanda por insumos industriais.
Adaptado GlobalKem | 02 de abril de 2024