Mercado

PIM-PF varia 0,1% em junho e encerra semestre em retração

A produção industrial brasileira variou 0,1% na passagem de maio para junho – segundo resultado positivo consecutivo. Em maio, a indústria avançou 0,3%. Na comparação com junho de 2022, o avanço é de 0,3%. No ano, o acumulado da indústria é de -0,3%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de acréscimo de 0,1%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada no dia primeiro de agosto pelo IBGE.

André Macedo, analista da pesquisa, explica que “esses dois meses de alta em sequência não revertem a perda de abril, quando a taxa foi -0,6%”. Para o pesquisador, mesmo com o resultado positivo, o valor ainda é abaixo do necessário para recuperar as perdas causadas pela pandemia.

O recuo de 0,3% da produção industrial nacional confere um recuo, porém menor do que o observado nos 4 primeiros meses, onde recuou 1%. Contudo, esse movimento não ocorreu em todas as categorias. Neste período, bens intermediários – categoria de maior peso – foi a única a ganhar dinamismo, indo de -2,1% para -0,5%. O setor extrativo foi líder de crescimento teve expansão de 5,8% no primeiro semestre, com destaques para o minério de ferro e petróleo. Outro setor que também recebeu destaque, ainda que menor foi o alimentício, principalmente derivados de cana e de soja.

Adaptado GlobalKem | 02 de agosto de 2023

Fonte
Agência de Notícias IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar