PIB dos Estados Unidos superam expectativas no 3º trimestre
A economia dos Estados Unidos apresentou um crescimento mais acelerado no terceiro trimestre do ano, com uma revisão do Produto Interno Bruto (PIB) para 3,1% ao ano, anunciou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira (19). O crescimento estimado era de 2,8%.
Essa revisão para cima foi impulsionada por um aumento nos gastos dos consumidores, que representam mais de dois terços da atividade econômica. Esses gastos avançaram a uma taxa anual de 3,7%, acima dos 3,5% informados anteriormente. Além disso, as exportações também desempenharam papel importante nesse desempenho revisado, embora tenham sido parcialmente contrabalançadas por cortes nos investimentos em estoques privados e pelo aumento das importações.
No segundo trimestre, o crescimento da economia foi de 3%, o que demonstra que o país mantém um ritmo superior à taxa de 1,8% considerada pelo Federal Reserve (Fed) como sustentável e não inflacionária.
Ainda, na última quarta-feira (18), o Fed reduziu sua taxa básica de juros pela terceira vez consecutiva, agora para o intervalo entre 4,25% e 4,50%.O presidente do banco central, Jerome Powell, destacou que a economia dos EUA “evitou uma recessão” e continua resiliente, mas sinalizou uma abordagem mais cautelosa para novos cortes em 2025.
Em contrapartida, os lucros corporativos ajustados tiveram um desempenho negativo no período, caindo US$ 15 bilhões, ou 0,4%. Por outro lado, a medida de demanda interna excluindo gastos governamentais e estoques cresceu 3,4%, reforçando o maior consumo privado.
Esses dados destacam a força econômica dos EUA, mesmo em meio às incertezas políticas e às preocupações com a inflação e as políticas fiscais recentes.
Adaptado GlobalKem | 19 de dezembro de 2024