DemandaMercado

Minério de ferro sobe com alta demanda na China

Os contratos futuros de minério de ferro fecharam em alta nesta quinta-feira (20), impulsionados por dados fortes sobre o consumo de aço na China. O contrato de maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) subiu 2,26%, encerrando o dia a 837 iuanes (US$ 115,15) por tonelada.

No início da sessão, o contrato alcançou 838,5 iuanes por tonelada, maior valor desde 8 de outubro. Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro para março avançou 1,65%, chegando a US$ 108,45 por tonelada, o nível mais alto desde 14 de fevereiro.

A forte demanda por aço, principalmente chinesa, foi um dos principais fatores para a valorização do minério. O consumo de vergalhões, usados na construção civil, aumentou 163% em relação à semana anterior, atingindo 1,69 milhão de toneladas na terceira semana de fevereiro.

A demanda aquecida pode incentivar a produção das siderúrgicas nas próximas semanas. No entanto, as incertezas sobre novos estímulos na economia chinesa geraram oscilações nos preços ao longo do dia. Ainda, vale ressaltar que a alta do minério traz alívio para grandes mineradoras como Rio Tinto, BHP, Fortescue e Vale, que sofreram quedas nos lucros devido à recente baixa nos preços e à crise do setor imobiliário chinês.

Adaptado GlobalKem | 20 de fevereiro de 2025

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar