Mercado

Mercado internacional de coque apresenta flutuações de preço no primeiro trimestre de 2023

O coque verde de petróleo (CVP) é a forma não calcinada do coque obtido a partir do coqueamento das frações mais pesadas do petróleo. Trata-se de um produto de alto poder calorífico e pode ser utilizado em diversas aplicações na indústria. Pode ser classificado quanto a seu teor de enxofre, sendo alto ou baixo – enquanto o CVP de baixo enxofre é destinado a indústrias como de baterias ou alumínio, o coque com alto teor de enxofre é usado como combustível, principalmente em fornos. Este é o caso de diversas aplicações, como as produtoras de cal, por exemplo, que utilizam o coque verde de petróleo para a queima do calcário em seus processos.

Sendo considerado um subproduto do petróleo, fatores como oferta, demanda e preços do coque são influenciados pelo mercado do petróleo. Entretanto, grandes mercados consumidores de coque como as indústrias metalúrgicas e da construção civil são os direcionadores de mercado desta matriz energética – mercados estes que são mais fortes em grandes potências como EUA, Europa e China.

Os preços do coque apresentaram flutuação no primeiro trimestre de 2023. Nos EUA houve queda inicial, resultado da baixa demanda no setor de construção, que enfrenta escassez de mão de obra. Porém, nos 2 meses seguintes, houve aumento dos preços, já que a demanda aumentou significativamente com as sanções impostas pela Europa à Rússia.

Durante as celebrações do Ano Novo Lunar Chinês, a China suspendeu as atividades de escritórios e indústrias por 3 semanas, impactando negativamente o setor de construção e levando à queda do preço do coque na China e na Coréia do Sul – que importa seu coque majoritariamente da China. Por outro lado, a Índia enfrentou aumento nos preços, graças ao aumento da demanda causado pelos investimentos em infraestrutura.

Na Europa, o 1° trimestre de 2023 começou com queda nos preços do coque devido a interrupções no setor de construção causadas pela alta inflação e redução do poder de compra da commodity. Porém, nos meses seguintes, houve aumento das atividades de construção e fabricação de cimento, impulsionados pelo fim do inverno e aumento dos investimentos em construção. Além dessas variações na demanda, também aconteceu uma greve trabalhista no porto de Hamburgo na Alemanha – segundo maior porto da Europa, com capacidade de afetar a oferta do produto em todo o continente.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar