Mercado

Mercado de papel e celulose registra produção menor no segundo trimestre

A Instituição Brasileira de Árvores (Ibá) divulgou nesta semana, os dados sobre o fechamento do segundo trimestre de 2023. Foi registrada redução de 4% na produção referente mesmo trimestre de 2022 e os mesmos 4% referente o primeiro trimestre de 2023. As exportações sofreram quedas de 7 e 8% comparados ao último trimestre e ao segundo trimestre do ano passado, respectivamente. Quanto às importações, foram 20% maiores do que as do período anterior e 9% superiores às dos mesmos meses de 2022. Com isso, o consumo aparente teve aumentos respectivos de 5 e 11% quando comparados ao último trimestre e ao segundo trimestre do ano anterior.

Já o setor de papel teve variação negativa na produção quando comparada ao mesmo trimestre de 2022 (-2%) e não teve variações estatísticas quanto ao trimestre anterior. Quanto às exportações, houve 17% de aumento referente o trimestre anterior e 22% de retração comparado ao mesmo trimestre no ano passado. As importações sofreram quedas, tanto comparando ao primeiro trimestre de 23 (-19%) quanto ao segundo de 22 (-7%). As vendas domésticas também apresentaram quedas: -2% comparado ao período janeiro-março de 2023 e -6% comparado a abril-junho de 2022. Consequentemente, o consumo aparente de papel foi 4% menor que o trimestre imediatamente anterior e 4% maior que o trimestre correspondente do ano passado.

A parte de painéis de madeira apresentou aumentos de 4% tanto nas vendas domésticas quanto no consumo aparente, quando comparados ao primeiro trimestre de 2023. Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve reduções de 1% em ambos resultados. O segmento desacelerou de forma geral no segundo semestre, impactado por uma redução nas importações chinesas. As expectativas das empresas produtoras são que o mercado continue em ritmo lento pelos próximos meses. Fato agravado pela previsão feita pela Suzano e Klabin que diz que o mundo vai experienciar um déficit de madeira generalizado.

Autoral GlobalKem | 24 de agosto de 2023

Fonte
Indústria Brasileira de Árvores
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar