Mercado

Mercado de Enxofre volta a apresentar movimentações após início de ano mais lento

O Enxofre, frequentemente utilizado para a produção de Ácido Sulfúrico e demandado pelo setor de fertilizantes agrícolas (principal consumidor), tem apresentado maior movimentação no cenário internacional, devido a novas negociações para o plantio de primavera.

Tratando-se do mercado internacional, o mercado chinês voltou a movimentar os preços no mercado interno, mesmo com a demanda ainda em patamares mais baixos. Na Europa, os conflitos no Mar Vermelho seguem impactando o mercado de Enxofre, devido a atrasos na entrega do insumo por parte do Oriente Médio e interrupções nas refinarias da região. Nos Estados Unidos, houve aumento de preços de Enxofre perante negociações do Golfo do Atlântico, com preços 9,5% maiores quando comparados a aqueles apresentados na terceira semana de março.

A importação de Enxofre registrou queda de 21,8% em março ante fevereiro, enquanto os preços sofreram aumento de 19,5% no mesmo período de comparação. Em relação as origens, o maior volume de insumo foi importado dos Estados Unidos (35,56%), seguido da Arábia Saudita (28,29%) e da Rússia (18,01%).  Em comparação ao mesmo período no ano de 2023, é observado que o Enxofre apresentou desaceleração de 35% no volume de importação, com queda de 35,8% também nos preços.

No mercado nacional, a demanda desaquecida por parte do principal mercado consumidor, aliada a oferta que segue favorável, tem contribuído para preços em patamares mais equilibrados.

Autoral GlobalKem | 17 de abril de 2024

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar