Mercado

Inflação volta a subir na Zona Euro

Volta a subir a curva da inflação na zona euro. O índice anual de preços para o consumidor subiu 7% em abril – mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior. Os números divulgados pelo Eurostat revelam uma inversão na tendência de descida. Nos seis meses anteriores, havia uma ligeira travagem na subida dos preços.

A inflação dos produtos alimentares abrandou um pouco, caindo para uma taxa anual de 13,6%, contra os 15,5% de Março. Os preços da energia subiram apenas 2,5%.

Retirando os alimentos e a energia do cabaz europeu, a chamada inflação subjacente abrandou ligeiramente, mas mantém-se elevada e longe do objetivo de 2%.

O panorama nos países da moeda única reforça a expectativa de que o Banco Central Europeu vai voltar a subir os juros na próxima reunião. O BCE tem usado os juros como ferramenta de controle de preços no consumidor.

Os analistas dizem que a reunião do BCE na próxima quinta-feira pode decidir um aumento entre terminar com um aumento de um quarto ou meio ponto percentual.

Fonte
Euronews
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar