Mercado

Inflação pelo IPC-S subiu 0,10% na quarta quadrissemana de março

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,10% na quarta quadrissemana de março, quando comparado ao mesmo período em fevereiro de 2024.  Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o indicador acumula variação positiva de 2,93% nos últimos 12 meses.

Nesse levantamento, seis das oitos despesas que compões o indicador apresentaram desaceleração em suas taxas de variação. Em destaque está a classe de Transportes, cuja taxa variou de 0,50% para 0,21%, no período analisado.  A variação de 0,29% observada pelo setor foi alavancada pelo item gasolina, que variou 0,35% ante 1,23% na edição anterior.

Ainda, a despesa referente a Saúde e Cuidados Pessoais, decaiu 0,12% na quarta quadrissemana de março, alavancada pela queda de 0,41% na classe de artigos de higiene e cuidado pessoal, o que reflete o cenário desacelerado do mercado de Papel e Celulose.

Em contrapartida, os grupos de Habitação e Despesas Diversas aumentaram 0,06% e 0,01%, respectivamente.

A pressão inflacionária também abrange o setor industrial e pode ressoar sobre a demanda e a oferta de diversos produtos, incluindo insumos químicos como o Ácido Sulfúrico, a Soda Cáustica, Cal e Ácido Fosfórico.

Adaptado GlobalKem | 01 de abril de 2024

Fonte
IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar