Inflação ao Consumidor na Alemanha permanece com variação de 2,2% em abril
Segundo dados divulgados hoje (14) pelo Destatis – escritório de estatística da Alemanha– a taxa de inflação ao consumidor (CPI, na sigla m inglês) do país permaneceu em 2,2% no mês de abril frente ao mesmo período no ano anterior. Na comparação mensal, o CPI alemão cresceu 0,5% em abril, ante projeção de 0,4% vista na análise anterior.
O escritório de estatística afirma que os preços de energia e alimentos tem contribuído fortemente para a variação da taxa de inflação desde janeiro de 2024. No entanto, a taxa básica de inflação – que exclui esses dois grupos – está acima da inflação global desde o início do ano, diz Ruth Brand, presidente do Escritório Federal de Estatística, com alta de 3,0% em abril.
A Alemanha é uma grande fonte de importação e origem de exportação, o aumento nos preços ao consumidor observado em abril deve impactar as comercializações nos mais variados setores, uma vez que o aumento da inflação ao consumidor impacta no crescimento do custo de vida da população e na redução do poder de compra da moeda.
Adaptado GlobalKem | 15 de maio de 2024