Mercado

Inflação anual cai para 5,2% na Zona do Euro

A taxa de inflação anual na área do euro foi de 5,2% em agosto de 2023, em comparação com 5,3% em julho. Um ano antes, a taxa era de 9,1%. A inflação anual na União Europeia foi de 5,9% em agosto de 2023, em comparação com 6,1% em julho. Um ano antes, a taxa era de 10,1%. Esses números foram divulgados pelo Eurostat – escritório de estatísticas da União Europeia.

As taxas anuais mais baixas foram registradas na Dinamarca (2,3%), Espanha e Bélgica (ambas com 2,4%). As taxas anuais mais altas foram registradas na Hungria (14,2%), República Tcheca (10,1%) e Eslováquia (9,6%). Em comparação com julho, a inflação anual caiu em quinze Estados-Membros, permaneceu estável em um e aumentou em onze.

Em agosto, a maior contribuição para a taxa de inflação anual na área do euro veio dos serviços (+2,41 pontos percentuais), seguida por alimentos, álcool e tabaco (+1,98 ponto percentual), bens industriais não energéticos (+1,19 ponto percentual) e energia (-0,34 ponto percentual).

Essa queda na inflação europeia pode trazer alguns impactos para o mercado de insumos químicos. A demanda por eles deve aumentar ao passo que a produção industrial tende a aumentar. Os custos de produção de produtos como Soda Cáustica e Gás Cloro também podem reduzir devido à redução da pressão sobre os custos de materiais e energia.

Adaptado GlobalKem | 25 de setembro de 2023

Fonte
Eurostat
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar