Mercado

Índice de Preços ao Produtor na Zona do Euro registra queda de 8,6%

Segundo os dados divulgados pelo Eurostat – agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE) – no dia 05 de março, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, em inglês) industrial na Zona do Euro registrou queda de 8,6% na comparação anual de janeiro. Ainda que menos intensa, foi a segunda queda consecutiva. Em dezembro, o índice caíra 10,7%. Na análise mensal também houve variação para baixo, de 0,9%.

Excluindo os preços da energia elétrica, que são mais voláteis, o PPI da Eurozona mostra aumento de 0,2% na comparação mensal de janeiro enquanto mostrou baixa de 1,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados refletem a complexidade do cenário econômico europeu, com a indústria sofrendo influências de diversos fatores. Os preços da energia são um ponto de atenção junto com as movimentações feitas para recuperar os padrões pré-pandemia da economia.

As variações nesse índice impactam diretamente nos preços finais de produtos fabricados na região, bem como no poder e intenção de compra de commodities.

Adaptado GlobalKem | 05 de março de 2024

Fonte
Eurostat
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar