Mercado

Índice de Preços ao Produtor (IPP) fica em -1,96% em setembro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis, semiduráveis e não duráveis).

Em setembro, os preços da indústria caíram 1,96% frente a agosto. O acumulado no ano chegou a 5,87% e o acumulado em 12 meses a 9,76%. Os preços de 13 das 24 atividades industriais investigadas tiveram variações positivas ante o mês anterior.

As quatro maiores variações foram em: refino de petróleo e biocombustíveis (-6,79%); outros produtos químicos (-6,20%); indústrias extrativas (-3,82%); e metalurgia (-3,77%).

Na indústria química, no mês de setembro, apresentou uma variação de -6,20%, a quinta negativa no ano e a mais intensa em toda a série da pesquisa. Uma análise por grupo econômico divulgado mostra que o resultado do mês ficou distribuído de forma diversa entre eles, com “fabricação de produtos químicos inorgânicos” apresentando uma variação média de -5,32% no mês, “fabricação de resinas e elastômeros”, com -8,32%, e “fabricação de defensivos agrícolas e desinfestantes domissanitários”, com -1,64%.

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar