Mercado

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto entre agosto e setembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto entre agosto e setembro e passou de 53,2 pontos para 51,9 pontos. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica, apesar da queda, confiança do industrial, pois o índice segue acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. No entanto, o ICEI se encontra abaixo da média histórica de 54,1 pontos.

A queda ocorreu, principalmente, pela avaliação mais negativa do empresário industrial em relação à economia brasileira. O Índice de Condições Atuais, que mostra a avaliação sobre o momento econômico e sobre a própria empresa, manteve-se estável em 47,3 pontos. Permanecer abaixo da linha divisória dos 50 pontos demonstra percepção de piora das condições atuais da economia brasileira e das empresas.

O Índice de Expectativas caiu 2 pontos, para 54,2 pontos. Esse indicador mede a percepção do empresário para os próximos seis meses em relação à economia e à empresa. A previsão positiva para a própria empresa foi o que manteve as expectativas gerais positivas, embora o índice tenha passado de 58,6 pontos, em agosto, para 57,2 pontos, em setembro.

Já as expectativas sobre a economia brasileira se deterioraram e o índice fez a transição do otimismo para o pessimismo para os próximos seis meses, com queda de 51,5 pontos para 48,2 pontos.

Adaptado GlobalKem | 19 de setembro de 2023

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar