Mercado

IGP-M varia 0,07% em janeiro de 2024

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma variação de 0,07% em janeiro, demonstrando uma redução em relação ao mês anterior, quando apresentou uma alta de 0,74%. Com esse resultado, o índice acumula queda de 3,32% nos últimos 12 meses. Em janeiro de 2023, o índice tinha registrado alta de 0,21% no mês e acumulava aumento de 3,79% em 12 meses anteriores.

O cálculo do IGP-M tem em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. Dessa forma, o resultado do IGP-M é a média aritmética ponderada da inflação ao produtor (IPA), consumidor (IPC) e construção civil (INCC).

Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou uma queda de 0,09%, uma variação inferior à observada em dezembro, quando houve um aumento de 0,97%. Analisando os diferentes estágios de processamento, percebe-se que o grupo de Bens Finais registrou um aumento de 1,06% em janeiro, superando a taxa de 0,86% registrada no mês anterior.

A taxa do grupo Bens Intermediários caiu 1,62% em janeiro, marcando uma desaceleração em comparação ao mês anterior, sob influência do subgrupo de combustíveis e lubrificantes para a produção, cuja taxa passou de -2,77% para -6,73%. Já as Matérias-Primas Brutas apresentaram uma variação de 0,49%, um índice significativamente menor do que a alta de 3,06% registrada em dezembro.

Por sua vez, em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma variação de 0,59%, um aumento considerável em relação à taxa de 0,14% observada em dezembro. Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, seis delas exibiram um crescimento em suas taxas de variação.

Em janeiro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma variação de 0,23%, um valor ligeiramente inferior à taxa de 0,26% observada em dezembro.

Adaptado GlobalKem | 05 de fevereiro de 2024

Fonte
FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar