IGP-10 tem alta de 1,08% em maio, após três meses seguidos em queda
O IGP-10 é um índice que registra a inflação de todos os segmentos, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Neste sentido, segundo dados divulgados pela FGV, o Índice Geral de Preços – 10 acelerou 1,08% em maio, frente a queda de 0,33 em abril. Com isso, o índice acumula alta de 0,34 no ano e redução de 1,27% em 12 meses.
O resultado foi impulsionado pela variação positiva dos três componentes do IGP-10. A maior influência veio do Índice de Preços ao Produtor – maior peso no indicador (60%) – o qual teve o minério de ferro contribuindo com 53% no resultado de 1,34% de alta. No Índice de Preços ao Consumidor, a categoria de transportes teve destaque, com aumento de 1,44% nos preços da gasolina. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção, teve alta influenciada pela classe de mão de obra, cuja taxa avançou para 0,92% em maio.
A variação dos quatro índices apresentados indica uma evolução dos preços nos mais variados segmentos, incluindo produtos e serviços do começo ao fim da cadeia. Neste contexto, o aumento dos preços ao produtor, ao consumidor e da mão de obra na construção civil, reflete um cenário de maiores custos produtivos e um possível contexto de pressões inflacionárias.
Adaptado GlobalKem | 16 de maio de 2024