Mercado

Grupo saudita de produtos químicos investirá 150 milhões de libras na planta de Teesside no Reino Unido

Sabic, o grupo petroquímico saudita, concordou em investir pelo menos £ 150 milhões em uma fábrica de produtos químicos do Reino Unido que foi fechada há um ano.

O investimento na planta de Teesside, que deverá retomar as operações até o final de 2022, ocorre no momento em que o governo do primeiro-ministro Boris Johnson busca fortalecer as relações comerciais com o Golfo, rico em petróleo.


Lord Gerry Grimstone, o ministro de investimentos do Reino Unido, disse que o investimento em Teesside, no nordeste da Inglaterra, sustentaria 1.000 empregos.

“Isso vai sustentar todo o agrupamento de produtos químicos lá em Teesside”, disse ele.

A Sabic não quis comentar sobre o tamanho do investimento, que inclui a retomada das operações na planta de Olefinas 6, o segundo maior cracker de etileno da Europa. Produz produtos químicos como eteno, propeno e butadieno.


O trabalho em Olefins 6 foi interrompido há um ano quando a Sabic, que é proprietária da planta desde 2006, realizou a manutenção e avaliou o futuro da instalação conforme os custos de energia aumentavam.
O grupo saudita planeja aumentar o uso de hidrogênio como fonte de combustível para a usina. Ele espera que o hidrogênio e as energias renováveis substituam a eletricidade e o gás como sua fonte de combustível dominante.


A Sabic é uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, com participação majoritária da Saudi Aramco, a empresa estatal de petróleo.
Separadamente, Lord Grimstone assinou um acordo com seu homólogo saudita, Khalid al-Falih, para aumentar o investimento entre o Reino Unido e o maior exportador de petróleo do mundo.

Os ministros britânicos, incluindo Grimstone, fizeram várias viagens ao reino este ano, enquanto o governo do Reino Unido busca aumentar os laços com Riad, apesar das preocupações sobre o histórico de direitos da Arábia Saudita sob a liderança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Grimstone disse não esperar um acordo semelhante com a Arábia Saudita ao que o Reino Unido fechou com os Emirados Árabes Unidos, que em setembro se comprometeu a investir £ 10 bilhões em cinco anos em energia limpa, tecnologia e infraestrutura. Mas acrescentou: “Espero fluxos de investimento muito substanciais a partir daqui”.


No mês passado, a Premier League do futebol inglês aprovou a aquisição do Newcastle United por um consórcio liderado pelo fundo soberano saudita em um negócio de £ 305 milhões. O Fundo de Investimento Público é presidido pelo Príncipe Mohammed, o líder diário do reino, que prometeu investir centenas de bilhões de dólares para apoiar seus planos de modernizar.

O Reino Unido iniciou neste mês as negociações preliminares sobre um acordo comercial com o Conselho de Cooperação do Golfo, que compreende Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã, antes das negociações formais no próximo ano.

O Reino Unido e o GCC tiveram comércio bilateral de mais de £ 30 bilhões no ano passado, e o bloco do Golfo é o quarto maior parceiro comercial da Grã-Bretanha fora da UE, depois dos EUA, China e Suíça. A economia de US $ 700 bilhões da Arábia Saudita é de longe a maior do Golfo e tem o maior mercado consumidor do bloco, com uma população de 33 milhões.

Fonte
Financial Times
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar