Mercado

Governo lança programa para incentivar infraestrutura

O governo federal lançou no dia 11 de agosto, a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com o desafio de focar em obras de infraestrutura que promovam a sustentabilidade e o consumo por construções e materiais de construção, o Novo PAC prevê investimentos públicos federais de R$ 371 bilhões para os próximos quatro anos em áreas como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e água para todos.

A implementação do programa deve triplicar os investimentos públicos federais em infraestrutura nos próximos anos. A previsão é que o total investido chegue a R$ 1,7 trilhão em quatro anos, incluindo investimentos da Petrobras.

Os principais objetivos do novo PAC são incrementar os investimentos, garantir a infraestrutura econômica, social e urbana, melhorar a competitividade e gerar emprego de qualidade. Além disso, ajuda o Brasil a reduzir a dependência de importações ao aumentar a produção nacional reduzindo os custos de produção para empresas brasileiras. Com o aumento da atividade nacional de infraestrutura, é esperado um aquecimento de diversos setores industriais como de cimento, concreto, siderúrgico, tintas, resinas e tintas. Com isso, tem-se alta na demanda por insumos químicos industriais como cal, ácido sulfúrico e soda cáustica.

Adaptado GlobalKem | 11 de agosto de 2023

Fonte
Agência de Notícias IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar