Mercado

Exportações brasileiras de aço avançam 15% em agosto

O Instituto Aço Brasil divulgou os dados estatísticos referentes ao mês de agosto. Na comparação com julho, as vendas externas apresentaram retração enquanto a produção de aço bruto, vendas internas, importações e exportações apresentaram aumento. Já na comparação com agosto de 2022, houve diminuição na produção de aço bruto, vendas internas e consumo aparente ao passo que importações e exportações tiveram aumentos.

A produção de aço bruto em agosto foi de 2.719 mil toneladas, variação de 0,3% em relação a julho, enquanto foi 5,9% menor do que agosto do ano passado. A utilização da capacidade produtiva foi de 64,1%.

Se tratando das vendas internas, foram comercializadas 1.711 mil toneladas de aço, equivalente a um aumento de 7,2% comparado a julho, mas redução de 6,2% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As exportações – de 946 mil toneladas – mostraram-se 14,7% maiores que julho, porém, 5% abaixo que o último mês de agosto do ano anterior.

O consumo aparente do metal foi de 2.125 mil toneladas – 7,5% a mais que em julho, mas 0,6% menor que em agosto do último ano. O aço desempenha um papel fundamental na manufatura e na construção civil, sendo um insumo indispensável para outros setores econômicos estratégicos, incluindo infraestrutura, mineração, energia e transporte.

GlobalKem | 21 de setembro de 2023

Fonte
Aço Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar