Mercado

Excesso de oferta e demanda enfraquecida reduziu preço do polietileno no mercado internacional

O polietileno é uma matéria-prima muito utilizada na construção civil, indústria automobilística e na indústria de embalagens.

Em 2021, os segmentos consumidores aumentaram sua demanda por esse insumo e para conseguir atender a esse mercado diversas fabricantes elevaram sua capacidade produtiva.

Entretanto, após o primeiro semestre de 2022, a demanda pelos principais mercados consumidores reduziu, enquanto a produção se manteve. Em decorrência disso, o mercado registrou com um excesso de oferta de polietileno que permanece até os dias atuais.

No início de 2023, havia uma expectativa de melhora no consumo com a possibilidade da volta da China ao mercado, que não ocorreu. Por conta desses fatores, diversas produtoras de PE na China estão realizando paradas para manutenção, como uma tentativa de reduzir a oferta de produto no mercado e subir os preços. Mesmo após isso, de abril para maio,  o preço do polietileno reduziu 9,75%, em relação ao mesmo mês de 2022 o valor está 41% mais baixo.

Esse cenário de maior oferta e demanda enfraquecida está ocorrendo em outros mercados como Europa e Estados Unidos.

Enquanto isso, no Brasil, no primeiro trimestre de 2023 a Braskem concluiu o projeto de expansão da capacidade produtiva da fábrica de eteno verde, que deve aumentar em 30% a capacidade anual. Com isso, a produção de PE verde deve aumentar ao decorrer do ano, mantendo os preços estáveis em patamares mais baixos.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar