Mercado

Europeus continuam preocupados com a possível falta de gás no próximo Inverno

Falta de investimento em produção adicional de energia, um stress hídrico provocado por uma seca de Verão, um Inverno rigoroso e o aumento da procura chinesa de gás são fatores de risco.

Enquanto a guerra na Ucrânia continua, os europeus já estão olhando para o próximo inverno com as mesmas preocupações. 

Para se adaptar a redução do fornecimento de gás russo, a União Europeia voltou-se para outros fornecedores, aumentando as importações de gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos. Esta corrida conduziu a uma explosão da necessidade de terminais de GNL. Só em Janeiro, a Alemanha construiu três.

Em resultado desta estratégia de adaptação, as reservas de gás na União Europeia situavam-se em cerca de 68%, em 30 de Maio, um nível elevado para a época.

Os especialistas ainda não excluíram o pior cenário para o próximo inverno. Entre os fatores agravantes tem um possível Inverno rigoroso e períodos de calor, que podem causar redução nos níveis de água na Europa, impactando tanto na hidroeletricidade como na produção de energia nuclear. 

A Agência Internacional da Energia (AIE) identificou outra ameaça à segurança energética da Europa: o aumento da procura de gás natural por parte da China.

Fonte
Euronews
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar