Mercado

Desafios na indústria: Baixa demanda interna impacta diversos setores em 2023

Em pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma-se que 12 dos 23 setores da indústria de transformação estão sofrendo com a falta de demanda interna no Brasil no segundo trimestre de 2023.

Quase 50% das empresas dos setores Máquinas e equipamentos e Móveis estão preocupados com a redução da demanda interna. Nos setores de Químicos, Celulose e papel, Impressão, Madeira, Minerais, equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos, têxteis, Produtos plásticos, produtos metálicos, couro e artefatos de couro, esse número ultrapassa os 40%. E quanto às indústrias de metalurgia, máquinas e materiais elétricos, produtos de borracha, bebidas, veículos automotores, produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal e calçados também esboçaram sofrer com essa questão, atingindo mais de 1 terço das empresas.

Segundo economistas da CNI, pode-se relacionar a baixa demanda por produtos em geral ao momento crítico nacional, com altas taxas de juros, bem como endividamentos familiares e o mercado de trabalho desaquecido.

Adaptado GlobalKem | 28 de agosto de 2023

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar