Mercado

Contração da indústria da Zona do Euro se aprofunda em março, mostra PMI

A atividade nas indústrias em toda a zona do euro contraiu ainda mais no mês passado à medida que os consumidores sentiram o impacto do aumento do custo de vida, de acordo com uma pesquisa que mostrou que o custo de fabricação caiu pela primeira vez desde meados de 2020.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final de indústria recuou para 47,3 em março, ante 48,5 em fevereiro e leitura preliminar de 47,1. O índice permanece abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo nono mês.

Custos de energia mais baixos e a recuperação das cadeias de suprimentos significaram, no entanto, que os preços dos insumos caíram pela primeira vez desde julho de 2020 – exatamente quando a pandemia de coronavírus estava se consolidando no mundo. O subíndice recuou de 50,9 para 46,8.

Essa queda permitiu que as fábricas aumentassem os preços cobrados no ritmo mais lento em mais de dois anos, provavelmente boas notícias para as autoridades do Banco Central Europeu, que até agora não conseguiram levar a inflação para perto de sua meta de 2%.

Fonte
Money Times
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar